porUNICEF
fonteUNICEF
a 21 NOV 2014

Faça ouvir a sua voz com a UNICEF e Imagine um mundo melhor para as crianças

A UNICEF convida todas as pessoas a juntarem-se a Hugh Jackman, Katy Perry, Angélique Kidjo, Priyanka Chopra, Yoko Ono e David Guetta para cantar a canção “Imagine” de John Lennon com o objectivo de consciencializar a comunidade internacional para os direitos das crianças.

Durante um evento musical que teve lugar ontem na Assembleia-Geral das Nações Unidas, a UNICEF revelou o projecto #IMAGINE, no âmbito das celebrações dos 25 anos da Convenção sobre os Direitos das Crianças.

O projecto #IMAGINE junta a artista Yoko Ono, o conhecido produtor de música e DJ David Guetta, alguns embaixadores da UNICEF – nomeadamente Katy Perry, Angélique Kidjo, Daniela Mercury, Priyanka Chopra, Yuna Kim e Menchi Barriocanal – e outros apoiantes de relevo com o objectivo de criar um momento único na história da música a fim de pôr em evidência os enormes desafios que as crianças enfrentam no mundo.

Uma nova experiência digital interactiva, apoiada pela TouchCast, permite que qualquer pessoa em qualquer parte do mundo grave a sua própria versão de Imagine, o hino emblemático de esperança e paz de John Lennon, juntamente com os seus artistas preferidos, naquele que, espera a UNICEF, venha a ser o maior grupo de pessoas de todos os tempos a cantar a mesma canção.

Estas gravações individuais, e as dos embaixadores da UNICEF e de outros artistas, irão ser “misturadas” (remixed) por David Guetta, numa versão ‘mundial’ multilingue de Imagine. Qualquer pessoa pode gravar esta canção que poderá vir a integrar a nova versão de Imagine da UNICEF e o videoclipe criado pela TouchCast e TheBridge.co., que serão lançados antes da passagem de ano de 2014.

“A Convenção sobre os Direitos das Crianças pediu-nos a todos para imaginar um mundo melhor para as crianças – e faz um apelo a todos nós para tornarmos essa visão em realidade,” disse Anthony Lake, Director Executivo da UNICEF. “O projecto #IMAGINE dá às pessoas em qualquer parte do mundo a oportunidade de se juntarem a um movimento global em benefício das crianças, através das suas ideias, da sua visão e, não menos importante, das suas vozes para promover os direitos de todas as crianças, em qualquer parte do mundo.”

Os participantes no projecto #IMAGINE podem partilhar a sua própria gravação deste clássico de John Lennon com os seus amigos e família nas redes sociais e incentivar outros a gravarem também a sua versão. Podem também gravar mensagens pessoais descrevendo como imaginam um mundo melhor para as crianças.

“Um sonho que se sonha sozinho pode ser um sonho, mas um sonho sonhado por duas pessoas é uma realidade,” afirmou Yoko Ono.

Os participantes neste projecto têm também a possibilidade de fazer um donativo à UNICEF. Os fundos angariados através do #IMAGINE irão apoiar os programas da organização em matéria de educação, nutrição, saúde e imunização, água potável e saneamento, protecção e ajuda de emergência para crianças em mais de 150 países e territórios.

“Estou muito entusiasmado por estar a trabalhar com a UNICEF neste novo projecto incrível. A nossa versão ‘mundial’ de Imagine será muito diferente de todas as outras – pela primeira vez vou misturar vozes de pessoas comuns com as de alguns dos músicos mais famosos do mundo e estou muito orgulhoso de fazer parte desta colaboração,” disse David Guetta. Temos de fazer passar a mensagem de que cada voz conta e que cada criança também conta”, acrescentou.

O evento na Assembleia-Geral das Nações Unidas contou com actuações ao vivo de Angélique Kidjo artista galardoada com um Grammy, da compositora e interprete brasileira Daniela Mercury tão conhecida do público português, da cantora sueco-iraniana Laleh, do violoncelista Trey Lee de Hong Kong e do músico nigeriano Don Jazzy.

O actor Hugh Jackman, vencedor de um Golden Globe e de um Emmy, Yoko Ono e Björn Ulvaeus dos ABBA também participaram no evento.

A experiência digital #IMAGINE estará disponível através da aplicação TouchCast para sistemas iOS na Apple Store e para outros sistemas operativos em http://imagine.unicef.org