fonteOikos
a 05 JUN 2013

É urgente que se dê tanto valor às pessoas e ao ambiente quanto se dá à economia

No Dia Mundial do Ambiente a ONG Oikos recorda que não é possível um desenvolvimento económico sem uma efetiva componente de desenvolvimento social e de desenvolvimento ambiental.

O mundo contemporâneo (e Portugal não é exceção) está em clara mudança. O desenvolvimento económico só por si, procurando cega e unicamente o lucro, não é sustentável a prazo. Esgotam-se os recursos e acentuam-se as assimetrias.

Assim, a Oikos assinala no Dia Mundial do Ambiente os seus 25 anos de trabalho com o lançamento de um vídeo institucional direcionado para a importância do desenvolvimento sustentável e os direitos humanos.

O comprometimento da Oikos com a causa ambiental passa por uma gestão racional dos impactos da sua atividade no ambiente e promoção de energias alternativas nos projetos de desenvolvimento; bem como pela mitigação e adaptação às alterações climáticas; e ainda a promoção e gestão das emissões de carbono.

Após um countdown durante 25 dias num evento de Facebook que incentivou a partilha e a adoção de práticas ambientais no dia-a-dia dos portugueses, reunindo as ideias e sugestões de mais de uma centena de participações, a Oikos publica, ainda neste dia, 25 Ideias Verdes - sugestões a adotar por um Mundo mais ecológico e sustentável.

Alguns exemplos passam pela separação de lixo seletiva, compostagem doméstica, poupança e reutilização de água e eletricidade, preferência por materiais reciclados, utilização de produtos de limpeza biológicos ou caseiros, criar hortas domésticas ou deixar de passar a ferro.

(artigo escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)