fonteONU
a 22 MAR 2013

Mensagem do Secretário-Geral da ONU no Dia Mundial da Água

A água é a chave para o desenvolvimento sustentável. Precisamos dela para a saúde, segurança alimentar e progresso económico. No entanto, todos os anos surgem novas pressões. Uma em cada três pessoas vive num país com stress hídrico moderado ou elevado, e em 2030 quase metade da população mundial poderá enfrentar escassez de água, com a procura a ultrapassar a oferta em 40 por cento. A concorrência está a  crescer entre os agricultores e pastores, na indústria e na agricultura, nas cidades e no campo, a montante e a jusante, e além das fronteiras. As alterações climáticas e as necessidades das populações, a crescer em tamanho e prosperidade, significa que devemos trabalhar juntos para proteger e gerir este recurso, frágil e finito.

Este é o Ano Internacional da Cooperação para a Água e o Dia Mundial da Água 2013 é dedicado a destacar os esforços conjuntos necessários para garantir um quinhão justo para as pessoas e para o planeta. O sistema das Nações Unidas, através da ONU- Água e os seus 30 membros, entre agências e departamentos da ONU,  e 25 parceiros internacionais, está a fomentar a colaboração desde o nível global ao nível local. Por exemplo, a Parceria Águas Partilhadas do  Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas está a apoiar um acordo político na partilha de águas, tais como na Bacia do Nilo. A UNESCO está a apoiar a gestão equitativa dos Recursos Hídricos Transfronteiriços para prevenir conflitos, e em breve estará disponível a todos os Estados Membros da ONU, a Convenção sobre a Proteção e Uso de Recursos Hídricos Transfronteiriços e Lagos Internacionais da Comissão Económica da ONU para a Europa. Exorto os países que não são membros da UNECE a aderir à Convenção e a desenvolvê-la.

A agricultura é, de longe, o maior consumidor de água doce, e é cada vez mais urgente conciliar a demanda deste sector com as necessidades de uso doméstico e industrial, especialmente para a produção de energia. As alterações climáticas representam também uma ameaça crescente à produtividade agrícola e segurança alimentar. O meu “Desafio Fome Zero” (Zero Hunger Challenge) promove a agricultura sustentável através da partilha de boas práticas e da aplicação das tecnologias mais apropriadas para que tanto pequenos agricultores e como gigantes industriais possam obter mais colheitas por gota de água usada.

Nenhuma mensagem sobre a água deve passar sem mencionar o saneamento. Embora a meta sobre o acesso a fontes melhoradas de água dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio tenha sido atingida, estamos lamentavelmente muito aquém no que respeita ao saneamento. Cerca de 2,5 mil milhões de pessoas não têm acesso à saúde e à dignidade que lhes é conferida pelo acesso a uma casa de banho e não têm proteção contra resíduos não tratados. Contamos o custo em vidas - 4.500 crianças por dia - e em produtividade económica. No entanto, sabemos que cada dólar gasto em saneamento um retorno cinco vezes superior. Por isso, o secretário-geral adjunto lançou esta semana um apelo global à ação para intensificar o trabalho para o alcançar o ODM sobre saneamento. O onvestimento em saneamento é a quota inicial  de um futuro sustentável.

Restam pouco mais de 1.000 dias para o fim do prazo para alcançar os ODM, mas com esforço renovado podemos concluir o trabalho iniciado no início do Milénio. Mas 2015 não é uma linha de chegada, apenas um marco numa viagem longa e cheia de desafios. À medida que desenvolvemos a agenda de desenvolvimento pós-2015, o nosso objectivo é erradicar a pobreza extrema e a fome, e para criar um mundo de igualdade de oportunidades para todos. Para isso, precisamos dar igual consideração à dimensão ambiental do desenvolvimento sustentável. Não podemos prosperar sem água limpa e abundante. Neste Dia Mundial da Água, apelo ao reforço da cooperação. A água é um recurso comum. Vamos usá-lo de forma mais inteligente e desperdiçar menos para que todos tenham a sua quota-parte.