|
porUNICEF
fonteUNICEF
a 18 SET 2015

O Conselho Mundial das Igrejas e a UNICEF assinam parceria global para promover os direitos das crianças

O Conselho Mundial das Igrejas (WCC) e a UNICEF assinaram hoje uma parceria no âmbito da qual se comprometem a trabalhar em conjunto para defender os direitos das crianças, inicialmente com um enfoque especial em dois temas importantes: a violência contra crianças e as alterações climáticas. 

A UNICEF vai trabalhar com membros do WCC – perfazem mais de 500.000 milhões de cristãos em 345 igrejas associadas repartidas por 140 países – para reconhecer, monitorizar e promover os direitos das crianças no seio das suas comunidades e congregações. A parceria hoje estabelecida vai fomentar a difusão dos conhecimentos da UNICEF em matéria de direitos da criança e de prevenção da violência, bem como dar a conhecer a mais pessoas o legado teológico e a dedicação às crianças que estão inscritos, há muito, na missão do WCC, a fim de fomentar uma mudança positiva para as crianças no mundo.

“O Conselho Mundial das Igrejas está bem colocado para responder ao apelo da comunidade internacional para ajudar a tornar realidade um mundo adequado às crianças. Numa perspectiva co0nfessional, iremos apelar aos membros das igrejas para que contribuam para melhorar as condições de vida das crianças através do desenvolvimento e da implementação dos princípios e ferramentas dos direitos das crianças”, afirmou o Rev. Dr Olav Fykse Tveit, Secretário-Geral do Conselho Mundial das Igrejas.

Tanto o WCC como a UNICEF possuem um sólido historial crítico relativamente à violência contra crianças. O Conselho Mundial das Igrejas lançou a “Década para Superar a Violência 2001-2010,” ao passo que o mais recente relatório da UNICEF sobre este assunto, intitulado Hidden in Plain Sight (Escondidos à vista), veio trazer uma nova luz acerca da magnitude e da universalidade do problema, apelando à acção em todos os níveis da sociedade. 

As alterações climáticas estão a caminho de comprometer os direitos básicos das crianças, e aquelas que nasceram nas famílias mais pobres são quem vai sofrer mais. A parceria visa influenciar comportamentos para a redução das pegadas de carbono, trabalhando em conjunto para fomentar a sensibilização e pôr fim às práticas nefastas. Irá também impulsionar a divulgação das fortes provas recolhidas pela UNICEF acerca do impacte adverso das alterações climáticas nas crianças, graças ao longo alcance do WCC junto das famílias e comunidades. 

“O compromisso da liderança do WCC para dar apoio aos Jovens enquanto agentes de mudança reflecte os objectivos da organização no sentido de promover, implementar e monitorizar os direitos das crianças no mundo,” afirmou Liza Barrie, responsável pela Unidade de Parcerias com a sociedade Civil da UNICEF. “Estamos satisfeitos por trabalhar com eles, e convidamos outras partes interessadas – tanto parceiros programáticos como de financiamento – a juntarem-se a nós neste novo esforço de colaboração.”

A parceria irá desenvolver “Princípios e Ferramentas sobre Direitos das Crianças para as Igrejas” (Children’s Rights Principles and Tools for Churches), traçando acções que os membros podem levar a cabo para defender os direitos das crianças. Partindo de padrões, iniciativas e boas práticas existentes, esta orientação proporcionará às igrejas uma visão enquanto promotores dos direitos das crianças. Irá ajudar as igrejas que são membros do WCC, os ministérios especializados e os parceiros ecuménicos a aplicar os “Princípios” no âmbito dos seus próprios domínios, e também tornarem-se defensores dos direitos das crianças no seio da comunidade alargada, quer em termos de comportamento individual quer no que toca a políticas públicas.

Por outro lado, os membros interessados terão a possibilidade de frequentar acções de formação sobre Ética que serão promovidas por Arigatou International. Esta organização confessional global irá usar o modelo que desenvolveu com a UNICEF e a UNESCO, “Aprendendo a viver juntos” (“Learning to Live Together”) a fim de proporcionar sessões de formação sobre direitos das crianças no seio das congregações. 

O WCC e a UNICEF vão realizar um seminário em genebra no próximo dia 19 de Novembro em antecipação do aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança (20 de Novembro). Os participantes irão debater as fases iniciais de envolvimento ao nível dos países.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010