|
porUNICEF
fonteUNICEF
a 21 MAI 2015

Surto de cólera leva a UNICEF a desencadear uma operação humanitária transfronteiriça

A UNICEF fez chegar prontamente bens de primeira necessidade à fronteira Noroeste da Tanzânia com o Burundi, em resposta a um surto de cólera devastador entre os 50.000 refugiados burundianos que se encontram reunidos junto ao Lago Tanganica.

Neste carregamento, a UNICEF incluiu produtos para o tratamento da cólera, bem como artigos indispensáveis para os sectores da água, saneamento, saúde e nutrição, que foram enviados do Burundi e da Tanzânia para a zona afectada. O Fundo das Nações Unidas para a Infância está agora a trabalhar com parceiros de ambos os lados da fronteira para acelerar a resposta humanitária.

A recente turbulência no Burundi forçou mais de 110.000 pessoas a fugirem para os países vizinhos. São sobretudo mulheres e crianças que se dirigiram maioritariamente para a Tanzânia, onde o surto de cólera já ceifou 27 vidas.

“As crianças constituem mais de metade da população em trânsito e são particularmente vulneráveis à cólera,” afirmou a Directora Regional da UNICEF para a África Oriental e Austral, Leila Gharagozloo-Pakkala. “Uma acção concertada entre os dois países permitiu agilizar o envio de bens de ajuda humanitária para travar a progressão do surto.”

A aldeia tanzaniana de Kagunga assistiu ao maior número de chegadas, tendo cerca de 50.000 pessoas acampadas em redor, numa região remota e de difícil acesso.

A sobrelotação e a falta de condições sanitárias traduziu-se por um surto de casos confirmados e/ou suspeitos de cólera e de doenças diarreicas entre os refugiados. A UNICEF alerta para a necessidade urgente de instalar um centro para o tratamento da cólera em Kagunga, caso contrário as taxas de mortalidade podem disparar exponencialmente.

No Burundi, 15 casos suspeitos de cólera foram transportados para o hospital distrital de Nyanza Lac. O Ministério da Saúde burundiano e parceiros reabriram agora um centro de tratamento de cólera naquela zona, com o apoio da UNICEF.

Os bens de ajuda humanitária entregues pela UNICEF incluem: kits de tratamento da cólera para cem casos, cloro, sabão, pastilhas para purificação da água e baldes de plástico, bem como alimentos altamente nutritivos prontos a comer para mil crianças vulneráveis durante uma semana.

Durante os confrontos ainda em curso na capital, Bujumbura, os habitantes fugiram para três países vizinhos - Ruanda, RDC e Tanzânia – onde a UNICEF está a trabalhar no terreno com parceiros para prestar serviços básicos de saúde, nutrição, água e saneamento, bem como protecção infantil e educação.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010