|
a03 NOV 2017
localLisboa
porPlataforma ONGD e ESCS-IPL

Encontro | A Comunicação em OSC: conhecimento e reconhecimento

É nosso entendimento que nas Organizações da Sociedade Civil (OSC) o cerne dos aspetos que se prendem com a “comunicação”, aqui entendida sempre como ação, e não como um aspeto meramente discursivo das instituições, se centram, tanto em questões institucionais, como em estratégias, campanhas ou programas que em geral designamos - consoante os contextos - como comunicação para o desenvolvimento ou comunicação de interesse público.

Estes projetos não podem no entanto ser construídos de forma avulsa e separada da realidade institucional das diferentes organizações, devendo antes ser planificados e desenvolvidos sob a alçada do que podemos designar como departamentos de comunicação.

Assim sendo, pretendeu-se ao longo dos últimos dois anos, numa parceria entre a Plataforma Portuguesa das ONGD e a Escola Superior de Comunicação Social – Instituto Politécnico de Lisboa, contribuir para a capacitação das OSC na área da Comunicação e dos estudantes de comunicação na área da comunicação em OSC.

Neste âmbito foram desenvolvidas várias atividades conjuntas, nomeadamente o Curso Executivo “A «Comunicação» nas Organizações da Sociedade Civil: Conhecimento e Reconhecimento” e um Projeto de Investigação sobre “A Comunicação em OSC: do conhecimento ao reconhecimento”1.

Para assinalar o final deste projeto, dinamizar-se-á um encontro no dia 3 de Novembro, na ESCS (sala 2p9), entre as 10h e as 13h, que contará com a apresentação dos resultados do projeto de investigação, o lançamento do livro Comunicação e Organizações da Sociedade Civil: conhecimento e reconhecimento e uma masterclass com Caroline Sugg.

Programa

  • Sessão de Abertura
    • Jorge Veríssimo, Presidente da ESCS-IPL
    • Pedro Krupenski, Presidente da Plataforma Portuguesa das ONGD
  • Apresentação dos resultados do projeto de investigação “A Comunicação em OSC: do conhecimento ao reconhecimento”
  • Lançamento do livro Comunicação e Organizações da Sociedade Civil: conhecimento e reconhecimento
  • Masterclass: “Design Thinking in Health Communication: Fresh Approaches to Maternal and Child Health in Northern India”
    • Conferencista: Caroline Sugg (BBC Media Action)
    • Moderação: Mafalda Eiró-Gomes (ESCS-IPL)


Nota Biográfica de Caroline Sugg

Caroline Sugg has worked in media and communication for 20 years and joined BBC Media Action in 2003. She has designed SBCC projects across Asia and Africa with a particular focus on reproductive, maternal and child health. She is a passionate advocate for the role of creative communication approaches in transforming the lives of women and girls.
 

Entrada livre mas sujeita a inscrição.

Encontro organizado com o apoio da Secção de ERPCO (Estudos em Relações Públicas e Comunicação Organizacional) da ESCS-IPL.

 

1 Projeto de investigação apoiado pelo IPL - Instituto Politécnico de Lisboa no âmbito do concurso para financiamento de Projetos de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística- IDI&CA - IPL/2016/COSC-CR_ESCS.