Dezembro 2015
2015 - UM ANO DE TRANSIÇÃO?

2015 FICOU MARCADO PELA COMEMORAÇÃO DO ANO EUROPEU DE DESENVOLVIMENTO, PELO FIM DOS 8 OBJECTIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÉNIO E PELA APROVAÇÃO DOS OBJECTIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, PELA III CONFERÊNCIA SOBRE FINANCIAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO E PELA CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS (COP21).

LIVRO "PLATAFORMA PORTUGUESA DAS ONGD: 30 ANOS EM PROL DO DESENVOLVIMENTO"

A PLATAFORMA PORTUGUESA DAS ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO (ONGD) CELEBRA 30 ANOS EM 2015. 30 ANOS DE EMPENHO NA AFIRMAÇÃO DA SOLIDARIEDADE ENTRE OS POVOS E NA DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS, CONTRIBUINDO PARA UM MUNDO MAIS JUSTO E EQUITATIVO.

O LIVRO “PLATAFORMA PORTUGUESA DAS ONGD: 30 ANOS EM PROL DO DESENVOLVIMENTO”, APRESENTADO NA PASSADA 5ª FEIRA, 3 DE DEZEMBRO, NA LIVRARIA LER DEVAGAR, EM LISBOA, PRETENDE ESTIMULAR A REFLEXÃO SOBRE A EVOLUÇÃO DO SECTOR DO DESENVOLVIMENTO AO LONGO DAS ÚLTIMAS TRÊS DÉCADAS, APRESENTANDO OS PRINCIPAIS MARCOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DO SECTOR E DESTACANDO O PAPEL DA PLATAFORMA PORTUGUESA DAS ONGD.

NÚMERO DE MORTES MATERNAS CAIU 44%

A MORTALIDADE MATERNA DIMINUIU 44% DESDE 1990, AFIRMAM AS NAÇÕES UNIDAS E O GRUPO DO BANCO MUNDIAL.

III OFICINA DE CONHECIMENTO: CÓDIGO DE CONDUTA - PRÁTICAS DE BOA GOVERNANÇA

O GRUPO DE TRABALHO DE ÉTICA DA PLATAFORMA E OS PARCEIROS DO MECANISMO DE APOIO À ELABORAÇÃO DE PROJECTOS DE COOPERAÇÃO ORGANIZAM A III OFICINA DE CONHECIMENTO NO PRÓXIMO DIA 11 DE DEZEMBRO DE 2015 NA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN, EM LISBOA.

APD DE PORTUGAL DIMINUI PELO 4º ANO CONSECUTIVO

DE ACORDO COM O RELATÓRIO DA CONCORD, A AJUDA PÚBLICA AO DESENVOLVIMENTO PORTUGUESA DECRESCEU 14% EM 2014, APÓS UMA DIMINUIÇÃO SIGNIFICATIVA EM 2013 (20,4%) E EM 2012 (11,3%).